A população está vivendo cada vez mais, e busca formas de manter uma boa saúde e qualidade de vida. A ausência dentária traz dificuldades de mastigação, fala e estética. As próteses móveis (usadas para substituir dentes perdidos), com o passar dos anos, acabam ficando instáveis, e não mais cumprem sua função, soltando e machucando, levando o indivíduo a uma subnutrição, e em alguns casos, ao afastamento do convívio social.
A solução mais eficaz para resolver esses casos são instalações de implantes dentários. Por serem raízes artificiais, possibilitam a fixação da prótese, não precisando mais apoiar sobre a gengiva. Dessa forma, a capacidade mastigatória melhora significativamente, trazendo muita segurança e conforto ao paciente.
As próteses confeccionadas sobre os implantes podem ser:
Unitária: o implante dentário substitui a raiz do dente em falta, deixando os dentes adjacentes saudáveis intactos.
Parcial Fixa: a vantagem de uma ponte implanto-suportada reside no fato dos dentes saudáveis restantes permanecerem intactos. Isto ajuda a melhorar o prognóstico a longo prazo dos mesmos e a preservar o osso maxilar.
Total tipo Over Denture: para a arcada inferior, com dois implantes já é possível melhorar consideravelmente a firmeza da prótese total.
Total tipo Protocolo: quatro ou mais implantes são instalados e, sobre eles, é fixada uma prótese de resina ou porcelana com gengiva, que devolve a estética perdida. Essa prótese proporciona muita segurança, função e conforto quando comparadas as dentaduras tradicionais.
Uma consulta ao dentista é necessária para saber qual a técnica mais indicada para cada caso e avaliar se o paciente está apto a receber implantes dentários.